Brain Awareness Week

Semana Nacional do Cérebro

A Semana Nacional do Cérebro é realizada todos os anos no mês de Março. No Brasil é chancelada pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Originalmente, a Brain Awareness Week (BAW) é uma proposta de divulgação mundial de conhecimentos sobre o cérebro coordenada pela Dana Foundation e que já tem uma história de 21 anos.

No Brasil, as primeiras atividades da BAW foram realizadas no Rio de Janeiro no ano de 2010. Em 2011 o LNNE organizou uma série de atividades na cidade de Ribeirão Preto que marcaram nossa história. A partir do ano seguinte, fomos convidados a participar da organização da I Semana Nacional do Cérebro e desde então temos tido esta como a principal atividade de divulgação científica e difusão do conhecimento de nosso Laboratório.

2011 Atividades promovidas e organizadas pelo LNNE

Do que são feitos os pensamentos? Porque os bebês humanos são tão frágeis e dependentes, enquanto um potrinho nasce e já sai correndo pelo pasto atrás da mãe? Porque sentimos amor, ódio, fome, sono, curiosidade, frio.? Porque esquecemos coisas importantes? Porque algumas pessoas “são mais inteligentes” que outras? Porque nos relacionamos e nos comportamos de formas, ao mesmo tempo, tão semelhantes e distintas? Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas a partir do entendimento do funcionamento do mais fantástico órgão de nosso corpo.

A Brain Awareness Week (BAW) – Semana do Cérebro – é uma campanha mundial para divulgar e conscientizar o público geral sobre os progressos e benefícios da pesquisa em neurociências. Todo ano, no mês de março, a BAW reúne o empenho de universidades, hospitais, agências governamentais, escolas e profissionais ao redor do mundo em uma semana de celebração ao cérebro. O evento foi criado e é coordenado pela fundação DANA (http://www.dana.org/) e em 2011 aconteceu entre os dias 14 e 20 de março. Durante a semana, pessoas envolvidas com a pesquisa em neurociências ao redor do mundo organizam atividades criativas e inovadoras em suas comunidades para educar e empolgar pessoas de todas as idades sobre a importância da pesquisa em neurociências.

Este foi o primeiro ano em que o LNNE participou da BAW, organizando quatro eventos, todos em parceria com pessoas e instituições de fora da Universidade.

Cinema ComCiência

Em parceria com o Cine Clube Cauim, foi apresentado durante a semana o filme “Melhor Impossível”, em que Jack Nicholson interpreta um indivíduo com transtorno obsessivo compulsivo. Logo após a apresentação do filme, os Professores Norberto Garcia-Cairasco e Mário Francisco Juruena responderam questionamentos da plateia sobre o contexto do filme, desmistificando a caricatura hollywoodiana do dia-a-dia de um paciente com TOC.

Arte na Rua

Você acredita no que vê? Bem, acostume-se com a ideia de ser enganado! O que enxergamos é, na verdade, o produto da interpretação individual que nossos cérebros fazem da informação luminosa que atinge nossos olhos. E essa informação carrega uma infinidade de significados. Com a parceria da artista plástica Eny Aliperti, levamos para a rua algumas de suas obras que se utilizam de espelhos em ângulos para a criação de ilusões de aumento do espaço interno das caixas onde estavam as obras.
O resultado foi surpreendente, com muitas pessoas espantadas com o que havia dentro das caixas, especialmente quando revelávamos o “truque” para aquele ambiente tão grande caber em uma caixa tão pequena. Foi uma oportunidade sem igual para discutirmos alguns aspectos da interpretação da informação visual.

Sessão de vídeos

Clique no player do vídeo escolhido para iniciar.

Galeria de fotos

Confira as fotos e veja o que rolou no evento.

Wise financial management

No services found